Presença marcante do LAP na 13ª Conferência Internacional de Agricultura de Precisão - ICPA


Presença marcante do LAP na 13ª Conferência Internacional de Agricultura de Precisão - ICPA

Vários membros e ex membros do Laboratório de Agricultura de Precisão da ESALQ participaram da 13ª Conferência Internacional de Agricultura de Precisão (ICPA), em St. Louis, Missouri EUA, de 31 de julho a 03 de agosto. O ICPA reúne acadêmicos e cientistas de todo o mundo e foca na discussão de temas avançados e a investigação em agricultura de precisão. Em conjunto com o ICPA ocorreu o InfoAg, que é uma conferência que reúne empresas que fornecem produtos e serviços para agricultura de precisão e a participação de consultores e agricultores que buscam novas tecnologias para a gestão de suas lavouras.

 

O ICPA contou com palestras, apresentações orais e pôster com os tópicos: big data; sistemas de apoio à decisão em agricultura de precisão; engenharia e avanços tecnológicos; gestão de precisão; horticultura de precisão; gestão de nutrientes; rentabilidade, sustentabilidade e adoção; sensoriamento proximal e aplicações de sensoriamento remoto na agricultura; variabilidade espacial na colheita, solo e dos recursos naturais; e sistemas aéreos não tripulados.

 

Durante o evento Prof. Molin ministrou a palestra abordando o tema “Agricultura de precisão na América Latina”.  Além da palestra o LAP contribuiu com o evento apresentando sete trabalhos científicos orais e três trabalhos no formato de pôster:

- Positioning Strategy of Maize Hybrids Adjusting Plant Population by Management Zones;

- Sources of Information to Delineate Management Zones for Cotton;

- Measuring Height of Sugarcane Plants Through LiDAR Technology;

- Site Specific Costs Concerning Machine Path Orientation;

- Processing Yield Data from Two or More Combines;

- Misalignment Between Sugar Cane Transshipment Trailers and Tractor;

- Spatial Variability of Canopy Volume in a Commercial Citrus Grove;

- Static and Kinematic Tests for Determining Spreaders Effective Width;

- NIR Spectroscopy to Map Quality Parameters of Sugarcane;

- On-the-go Measurements of pH in Tropical Soil;

Também durante o evento os membros do LAP tiveram a oportunidade de participar da reunião que propôs à “International Society of Precision Agriculture” (ISPA) a criação da Comunidade Latino Americana de Agricultura de Precisão.