Expedição Show Rural Coopavel 2017


Expedição Show Rural Coopavel 2017

Durante os dias 06 a 10 de fevereiro o Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão (gMAP) realizou sua Expedição Show Rural Coopavel. Durante a expedição, o grupo visitou fundações, empresas e a feira Show Rural Coopavel. A expedição teve como objetivo conhecer áreas de atuação do engenheiro agrônomo, além da realização da visita na primeira feira agrícola do ano, Show Rural Coopavel.

No dia 06 de fevereiro o grupo seguiu de Piracicaba - SP em direção à Fundação ABC em Castro - PR. Na fundação foram recepcionados pelo Dr. Fabrício Povh, ex-integrante do gMAP, que apresentou os objetivos, trabalhos e instalações da instituição. Continuando a viagem no dia 06, o grupo se dirigiu até a cidade de Curitiba, onde visitou a CNH industrial. Na visita à CNH industrial, o grupo pôde conhecer todo o processo produtivo de tratores, cabines, transmissões e colhedoras do grupo CNH. A unidade visitada possui capacidade de produção de 100 tratores e 18 colhedoras por dia, sendo a primeira fábrica de máquinas agrícolas da CNH no Brasil.

No dia 07 de fevereiro o grupo realizou uma visita turística à cidade de Curitiba. Os locais selecionados foram o Jardim Botânico de Curitiba e o Museu Oscar Niemeyer. Neste, os participantes da expedição tiveram o privilégio de conhecer algumas obras famosas e, dentre elas, as obras apreendidas pela Polícia Federal na Operação Lava Jato.

A próxima parada foi na cidade de Guarapuava, no dia 08 de fevereiro. Nesta cidade, foi realizada uma visita à Colônia de Entre Rios, onde localiza-se a Fundação Agraria de Pesquisa Agropecuária (FAPA). A visita começou pelo Museu Histórico de Entre Rios, onde foi possível conhecer parte da cultura da região e o surgimento das colônias ali presentes. Posteriormente, a visita se dirigiu à indústria produtora de malte da Cooperativa Agraria e, por fim, à FAPA. Em seguida, o grupo foi guiado por três egressos da ESALQ, Edmar Klein (K-içara), Thiago Pfann (Já- tinha) e Leandro Taubinger (Teco²) para realização de visitas técnicas em algumas propriedades, como a Fazenda Estrela, unidade produtora e beneficiadora de sementes.

No dia 09 de fevereiro o grupo finalmente chegou ao destino que nomeou a expedição, a feira Show Rural Coopavel, que ocorreu dos dias 06 a 10 de fevereiro na cidade de Cascavel, contando com 520 expositores. Nesta feira o grupo teve a oportunidade de visitar diversos expositores dentro das áreas de agricultura e pecuária. Pela manhã, foi realizada uma visita completa ao estande da Jacto, patrocinadora oficial da Expedição Show Rural Coopavel 2017. Neste estande o grupo pôde conhecer toda a linha de pulverizadores e soluções tecnológicas oferecidas pela empresa. Além desta empresa, foram feitas visitas aos estandes de empresas como K.S., Case, New Holland, Stara, Massey Fergusson, Jumil, John Deere, SmartSensing, entre outras.

Por fim, no dia 10 de fevereiro, a expedição continuou até Londrina, onde realizou-se uma visita à Embrapa Soja. Durante à visita, os integrantes puderam ter contato com as linhas de pesquisa e instalações da unidade. Após a visita, a expedição retornou a Piracicaba.

Durante a expedição os participantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos do setor do agronegócio mundial, conhecer diversas áreas de atuação profissional, assim como, criar uma rede de contatos e oportunidades de estágios futuros. A expedição serviu como meio de aprendizado das visitas técnicas às empresas, além de uma forma de integrar os membros do gMAP.

A seguir são apresentadas as fotos das visitas realizadas:

Fundação ABC

 

CNH Industrial

 

Jardim Botânico de Curitiba

 

Museu Oscar Niemeyer

 

Museu Histórico de Entre Rios

 

Maltaria da Cooperativa Agraria

 

Unidade Produtora e Beneficiadora de Sementes - Fazenda Estrela

 

Show Rural Coopavel 2017 -  Jacto

 

Embrapa Soja

Patrocinador Oficial:

 

Apoio: