ConBAP

Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão (ConBAP) é um evento bianual que reúne estudiosos, pesquisadores, extensionistas, fornecedores e usuários das diferentes técnicas envolvidas no amplo leque da Agricultura de Precisão (AP).

A AP é um conjunto de ações de gestão do sistema de produção que leva em consideração a variabilidade espacial das lavouras e incorpora inovações tecnológicas que permitem o seu tratamento num grau de detalhamento mais elevado que a prática usual, sendo, portanto, mais acurado. Esse conceito, válido para qualquer lavoura, de culturas anuais, semi-perenes ou perenes, é facilmente estendido para florestas implantadas e envolve a gestão de todos os insumos como fertilizantes, sementes e outras formas de propagação, agroquímicos, água e outros.

O evento acontecerá de 04 a 06 de outubro no Centro de Eventos da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. O programa está sendo organizado de forma a agregar adequadamente a participação da academia, empresas e usuários, promovendo uma valiosa oportunidade para troca de informações entre todos. O foco serão as rodas de discussão e reuniões com o intuito de debater sobre os rumos da AP no Brasil.

ConBAP é o ponto de encontro de toda a comunidade envolvida com a AP. Pela primeira vez o evento será organizado por representantes dessa comunidade, sob a coordenação da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Isso acontece depois de uma sequência de três edições sob a organização da SBEA, à qual a comunidade agradece imensamente.

A organização da comunidade da AP vem acontecendo em paralelo e espera-se ter uma associação ampla, formada por pessoas físicas e jurídicas, já implementada até outubro. Os planos da CBAP são de que essa entidade passe a conduzir o ConBAP já a partir da sua próxima edição.

Para acessar o site da ConBAP clique aqui.