Oficinas GPS

Oficina GPS: GNSS e Smartphone para Navegação

Próximas datas das oficinas (2017):

 

 

 

Inscrições

As Oficinas visam introduzir o conceito de receptores de GNSS (Sistemas de Navegação Global por Satélites) de baixo custo, para aplicações agrárias, instruindo os participantes sobre o funcionamento do sistema e do aparelho em si. É dada ênfase aos receptores de navegação (de mão) e smartphones com aplicativos específicos. Durante a oficina são realizados levantamento de áreas, demarcação de perímetros, marcação de pontos, dentre outros. Também é apresentado o software GPS TrackMaker, que permite ao usuário a interface entre microcomputador e dados coletados em campo, bem como desenvolver tarefas como georreferenciamento de imagens, criação de pontos, rotas e trilhas, cálculo de área e demarcação de perímetros. Esses dados podem ser passados de volta para o receptor para futura atuação em campo. É importante destacar que o aluno é sempre encorajado a trazer o seu próprio receptor, não se esquecendo de trazer também o cabo de conexão deste com o computador.

Realização

Departamento de Engenharia de Biossistemas (LEB) da ESALQ/USP

Coordenação

Prof. José Paulo Molin

Promoção e Execução

gMAP (Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão)

Público alvo

Estudantes e profissionais em geral que desejam conhecer os sistemas GNSS (GPS e GLONASS) e que atuem em sistemas de produção agropecuários e florestais.

Local das Oficinas

Departamento de Engenharia de Biossistemas(LEB) da ESALQ/USP

Inscrições

FEALQ, fone (19) 3417 6604   ou www.fealq.org.br

Obs.: Para inscrições realizadas posteriormente às datas pré-estabelecidas ou no dia da oficina, caso ainda haja vaga, será adicionado um valor de 30 % sobre a taxa de inscrição previamente praticada.