ATENÇÃO PARA A ALTERAÇÃO DE DATA: o evento será realizado de 23/08 a 04/09 deste ano
Data: 21 de junho a 03 de julho de 2021
Carga horária: 40 horas
Objetivo:
Apresentar e discutir os conceitos da Agricultura de Precisão, envolvendo o conjunto de técnicas que permitem o gerenciamento da lavoura com sua inerente variabilidade espacial e temporal e as tecnologias de automação dos equipamentos agrícolas.
Conteúdo:
-Introdução à agricultura de precisão: conceituação, histórico, situação atual e tendências
-Sistemas Globais de Navegação por Satélites (GNSS): composição dos sistemas, fontes de erro, receptores, métodos de correção diferencial, testes.
-Utilização de GNSS na agricultura: usos como guia para aeronaves agrícolas e aplicações terrestres em faixas, equipamentos, sistemas de direção automática, percursos -programados e controle de tráfego, máquinas autônomas e robótica.
-Mapeamento de produtividade das culturas: importância, princípios, equipamentos, tratamento dos dados e geração de mapas de produtividade.
-Sistemas de Informação Geográfica (SIG): definições, SIG para agricultura de precisão, análise e organização de dados em mapas.
-Amostragens georreferenciadas: métodos de amostragem, técnicas e equipamentos, conceitos básicos de geoestatística para modelagem da variabilidade espacial.
-Sensoriamento aplicado: estado da arte em sensores proximais para solo e plantas e suas aplicações na variabilidade em lavouras.
-Intervenções localizadas: contextualização, aplicação localizada de insumos, equipamentos para sólidos e para líquidos.
Estratégia:
O conteúdo será entregue aos participantes totalmente em formato digital, envolvendo vídeos e atividades práticas com grupos e respectivos monitores.
Adicionalmente o participante receberá um exemplar do livro texto, impresso (MOLIN, J. P., AMARAL, L. R., COLACO, A. F. Agricultura de precisão. São Paulo: Oficina de Textos, 2015 p.238). É necessário que o participante dedique de três a quatro horas por dia e a manhã dos dois sábados e que tenha disponibilidade de internet. Para as atividades práticas é necessário ter um computador pessoal.
Público alvo: profissionais do setor, produtores e estudantes
Para mais informações e realizar sua inscrição, acesse aqui.